Vídeo
5

Alergia a água – Urticária Aquagênica (eu tenho!)

Oi!

Vou falar de uma alergia bem estranha-esquisita-inacreditável: alergia a água. Sim, isso existe, e eu tenho isso. Assista ao vídeo que eu gravei (meu segundo vídeo ein? palmas!) falando sobre isso:

Aqui mais detalhes sobre essa alergia:

Urticária aquagênica é um tipo extremamente raro de urticária, sendo algumas vezes descrita como uma alergia. Embora o nome indique uma alergia a água, não se trata de uma reação alérgica com liberação de histamina, como outras formas de urticária. Na realidade, é uma hipersensibilidade a íons encontrados em água não-destilada. Nas pessoas susceptíveis, contacto com a água provoca urticária em 15 minutos, podendo este efeito demorar até 2 horas para desaparecer.

Fonte: Wikipedia

Como o nosso grande Wiki explica, essa urticária é muito rara e eu tive a grande sorte de nascer com isso (aee!). Tudo o que eu vi na internet até agora foi sobre casos estrangeiros, eu fui meio que me virando sozinha nos artigos em inglês, porque no Brasil nunca foi relatado um caso (que eu saiba). O que os sites brasileiros falam sobre isso é o que eles viram em sites gringos, nunca é uma pessoa relatando, e já vi muitas informações erradas também por aí, como por exemplo que é uma doença degenerativa, que com o passar dos anos as pessoas com essa alergia vão ficando com mais alergia até chegar a um ponto que não podem nem mais encostar na água (mentira!). Eu tenho alergia a água desde sempre e nunca mudou, sempre as mesmas manchas, sempre as mesmas reações.

Algumas coisinhas que eu acabei não falando no vídeo:

  • Esses pontinhos vermelhos da alergia a água aparecem só no colo, pescoço, rosto e costas, tanto é que no vídeo é essa parte do corpo que eu mostro. Talvez isso aconteça por ser uma área mais sensível.
  • Como eu tomo banho rápido, ás vezes aparecem só até uns 5 pontinhos por exemplo, quando a água é mais fria acontece de nem aparecer. Quando eu tomo banho e lavo o cabelo, demoro mais e fico mais tempo em contato com a água então aparecem bem mais.
  • Quando eu lavo louça não fico com alergia porque só minhas mãos ficam em contato com a água, mas meu nariz fica coçando (?!) e eu não sei porque isso acontece.
  • Se está coçando muito eu passo a mão por cima da alergia, mas não coço, pra dar uma amenizada.

Aqui umas fotos de tirei, a primeira é do dia do vídeo e as outras duas são de outros anos.

Alergia a água

Urticaria aquagenica

Alergia a água

A resolução das duas não estão boas porque eu tirei com a web cam, mas era só pra registrar mesmo. Pois é gente, muito contato com a água dá nisso, e o pior é que eu adoro tomar banho, se for de banheira então… Mas tá né, fazer o que, pelo menos economizo água HAHA. Agora quando vocês não tiverem assunto com alguém, vocês podem dizer “nossa, conheço uma menina que tem alergia a água!”, taí uma coisa interessante, viu, até ajudei 😛

Por hoje é isso pessoal, até a próxima, nesse mesmo blog, nesse mesmo canal.

Beijinhosss :*

Instagram  ☁  Youtube ☁ Facebook  ☁  Twitter ☁  Lookbook

Se gostou, compartilhe!